sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trabalhar é crime

Minhas sacolas balançavam no compasso de minhas pernas, e os fracos raios sol aqueciam meus braços desnudos.
Estava estranhamente feliz, vendo meu bairro como se fosse pela primeira vez, fitando lentamente os rostos que por mim passavam.
Finalmente não estava em um ônibus lotado, cultivando ódio por pessoas fodidas como eu, que sem querer acabavam por me socar como massa de pão. Mas naquele dia estava satisfeita com a vida simples.
Depois de caminhar um pouco vi um carrinho com bonitos cachecóis, meias e luvas também. Enquanto olhava fui impedida de ver todos os produtos, pois num sopro as coisas estavam sendo ensacadas violentamente. No meio das pessoas que se aglomeravam, vi no rosto de uma senhora preta o motivo.
As mãos enrugadas, levadas à cabeça, seguravam desesperadamente os cabelos. As lágrimas umedeciam seu rosto chutado pelo tempo e pelos sofrimentos.

 - Pelo amor de Deus não leva minhas coisinha não, é tudo que eu tenho!
Parei para que os leões me comessem por dentro sem estardalhaço.
Meus olhos boiavam como dois mortos diante da brutalidade e injustiça. Os homens que protegem a gente agiam mecanicamente, e cheguei a desconfiar se eram mesmo humanos.

Um com cara de pedra segurava a mulher e respirava um ar de dever cumprido, o outro com cara de paisagem guardava os pertences que mais tarde serviriam de presente para seus amigos e familiares.
Minha impossibilidade de agir, arrancou-me os braços. Minhas sacolas estavam no chão assim como aquela mulher.  

4 comentários:

  1. Alguns realmente não veem, outros tentam não enxergar mas no fundo sentem... Obrigada por mostrar mais um pouco de amor para esses sem coragem de ver o mundo em que vivemos

    ResponderExcluir
  2. Um dia vi um mendigo dormindo no chão frio, 1 segundo que me coloquei em seu lugar foi suficiente pra me arrancar uma lágrima de tristeza e desespero!

    ResponderExcluir
  3. É uma situação complicada, pois o governo que delega funções a serem exercidas por tais profissionais da segurança pública, é o mesmo que não dá condições de tantas pessoas trabalharem dentro da legalidade.

    E quem sempre paga o pato é parte mais frágil. O cidadão comum, que faz mágica pra se auto sustentar.

    ResponderExcluir
  4. quase chorei,lindas palavras
    minha mãe foi camelo durante muito tempo,e ja vi e vivi muitas situações como está.
    parabens angel,cada vez mas vc me trasporta,para varios lugares com sua palavras

    ResponderExcluir